Walter Barelli: um Guardião da Democracia e do Desenvolvimento Econômico e Social

ABED
0 0
Read Time:1 Minute, 59 Second

No dia 1º de Julho foi inaugurada na capital de São Paulo a Praça Walter Barelli. Dentre as pessoas presentes à homenagem, diversos economistas participantes da ABED e tantos outros profissionais de diversas formações.

Barelli foi um economista que se destacou no cenário brasileiro por seus estudos em defesa da classe trabalhadora, na luta pela democratização e pelo desenvolvimento econômico e social.

De 1968 a 1990, foi Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (DIEESE). Neste órgão, teve importante papel no combate ao “arrocho salarial” imposto aos trabalhadores, na denúncia da manipulação do índice de inflação pela ditadura e na perda salarial imposta pelos planos econômicos. Sempre foi um defensor da importância distributiva do Salário Mínimo, do combate à rotatividade do trabalho, e incentivador dos estudos sobre emprego e desemprego, do planejamento dascampanhas salariais dos trabalhadores, dentre tantos outros temas ligadas às relações de trabalho.

Fez parte da Comissão Provisória de Estudos Constitucionaiscriada pela Presidência da República com o objetivo de elaborar um anteprojeto de constituição, em que defendeu a inclusão dos direitos dos trabalhadores na Constituição Cidadã de 1988.

Em 1989, apoiou e participou da campanha do candidato Lula à Presidência da República. No ano seguinte,foi coordenador do “governo paralelo”, uma iniciativa deste candidato com o objetivo de acompanhar, sob a ótica dos trabalhadores, as medidas adotadas pelo governo Collor de Mello.

Foi Ministro do Trabalho (1992-1994) do governo do presidente Itamar Franco, quando implementou o Fórum Nacional sobre o Contrato Coletivo e Relações de Trabalhono Brasil, visando estimular a negociação coletiva e fortalecer a representatividade e a organização dos trabalhadores. Implementou importantes medidas de combate ao trabalho análogo ao trabalho escravo.

No cargo de Secretário de Emprego e Relações de Trabalho do Estado de SP (1995-2002), promoveu a política de crédito popular criando o Banco do Povo e implementou as frentes de trabalho em resposta aos altos índices de desemprego da época.

Walter Barelli foi deputado federal (2003-2007), também professor do mestrado em Economia Política da PUC-SP, do Instituto de Economia da UNICAMP e membro do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – CESIT.

Por sua trajetória ligada ao tema do trabalho, à democracia e ao desenvolvimento econômico e social,essa homenagem pública representa o reconhecimento do mérito de um importante economista brasileiro. A ela, a ABED se associa: BARELLI PRESENTE!

Coordenação Nacional da ABED.

Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Em defesa de Márcio Pochmann

Nota da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia Três matérias, ditas jornalísticas, foram publicadas em menos de 24 horas com tentativas de desqualificar o economista, professor e pesquisador Márcio Pochmann. Os textos, de cunho político indiscutível, pretendem disseminar a ideia de que seu percurso profissional e acadêmico não o habilita […]

Você pode gostar de ler: