Em defesa de Márcio Pochmann

ABED 44
0 0
Read Time:1 Minute, 10 Second

Nota da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Três matérias, ditas jornalísticas, foram publicadas em menos de 24 horas com tentativas de desqualificar o economista, professor e pesquisador Márcio Pochmann. Os textos, de cunho político indiscutível, pretendem disseminar a ideia de que seu percurso profissional e acadêmico não o habilita a ocupar a presidência do IBGE.

Advogam que haveria perfis puramente técnicos para o cargo e que este deveria ser ocupado por um desses perfis. Desde logo, não há perfil puramente técnico entre economistas e, tampouco, entre os jornalistas ou entre profissionais de qualquer outro ramo. O professor Márcio Pochmann tem uma longa carreira acadêmica e profissional e, como é prática dessa carreira, foi ampla e recorrentemente avaliado por seus pares.

O debate, entre atores políticos, como demonstram ser o jornalista e as duas jornalistas que assinaram tais matérias, sobre o futuro do IBGE e a escolha de seu novo presidente é salutar. Nocivo é cobrirem-se do véu de jornalistas neutras para atuarem politicamente. Infame e vil é tentarem disseminar a ideia, atribuída a terceiros não identificados, de que Pochmann poderia manipular índices de inflação.

A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia repudia o ataque orquestrado contra Márcio Pochmann, contra a Unicamp e contra as linhas de pensamento econômico críticas ao neoliberalismo. Repudia, ademais, a ética jornalistica, ou a ausência dela, praticada nestes três exemplos.

Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Happy
Happy
84 %
Sad
Sad
2 %
Excited
Excited
4 %
Sleepy
Sleepy
2 %
Angry
Angry
6 %
Surprise
Surprise
2 %

Average Rating

5 Star
75%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
25%

44 thoughts on “Em defesa de Márcio Pochmann

  1. Parabéns à Associação dos Economistas pela Democracia pela iniciativa de defender Marcio Pochmann, um profissional de excelência reconhecida e incansável em sua bem sucedida carreira de pesquisador e brilhante e generoso escritor.

    A Unicamp é exemplo de instituição de ensino, reconhecida e celebrada no mundo inteiro.

    O IBGE vai ganhar muito com a presença de Pochmann.

  2. Esse é um profissional do mais graduado calibre, Pochmam é mais do que habilitado para a função, pois também é um cidadão brasileiro de alta formação intelectual além de honrado que é, por ser republicano e de reputação ilibada… Assino prazerosanente… O IBGE estará em mãos apropriadas e zelosas, certamente…

  3. […] Nota da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia Três matérias, ditas jornalísticas, foram publicadas em menos de 24 horas com tentativas de desqualificar o economista, professor e pesquisador Márcio Pochmann. Os textos, de cunho político indiscutível, pretendem disseminar a ideia de que seu percurso profissional e acadêmica não o habilita a ocupar a presidência do IBGE. Advogam que haveria perfis puramente técnicos para o cargo e que este deveria ser ocupado por um desses perfis. Desde logo, não há perfil puramente técnico entre economistas e, tampouco, entre os jornalistas ou entre profissionais de qualquer outro ramo. O professor Márcio Pochmann tem uma longa carreira acadêmica e profissional e, como é prática dessa carreira, foi ampla e recorrentemente avaliado por seus pares. O debate, entre atores políticos, como demonstram ser o jornalista e as duas jornalistas que assinaram tais matérias, sobre o futuro do IBGE e a escolha de seu novo presidente é salutar. Nocivo é cobrirem-se do véu de jornalistas neutras para atuarem politicamente. Infame e vil é tentarem disseminar a ideia, atribuída a terceiros não identificados, de que Pochmann poderia manipular índices de inflação. A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia repudia o ataque orquestrado contra Márcio Pochmann, contra a Unicamp e contra as linhas de pensamento econômico críticas ao neoliberalismo. Repudia, ademais, a ética jornalistica, ou a ausência dela, praticada nestes três exemplos. Associação Brasileira de Economistas pela Democracia https://economistaspelademocracia.org.br/2023/07/25/em-defesa-de-marcio-pochmann/ […]

  4. Muito boa e necessária essa nota sobre as “interessereiras e intoleraveis” criticas ao
    nosso colega, o economista Marcio Pochmann. Convivendo com ele na Unicamp há cerca de 30 anos, sei que além de importante economista, Márcio e uma pessoa realmente comprometida com o crescimento e o desenvolvimento econômico, com o combate às desigualdades sociais, regonais, com o combate à miséria e a fome, com a defesa da proteção e melhorias dos direitos trabalhahistas e das condições de trabalho, do serviço e das politicas publicas, entre outros aspectos, que verdadeiramente são expressões de uma pessoa altamente qualificada, profissionalmente e em defesa da democracia.
    Anselmo Luis dos Santos
    Prof. do IE UNICAMP.

  5. Conheço há muito tempo Márcio Porchman, desde o meu doutoramento na UNICAMP, na criação do CESIT e na ABET. Pela sua formação, carreira, produção acadêmica, dedicação e ética, acho-o profundamente capacitado para presidir o IBGE. Aproveito para repudiar qualquer tentativa torpe de manchar a honradez do professor.
    Francisco Alves -Professor Titular do Departamento de Emgenharia de Produção da UFSCar

  6. Minha total solidariedade ao prof. Márcio Pochmann e em defesa da liberdade de pensamento exercida no interior da Unicamp.

  7. Apoio integralmente a Nota! Sou solidária ao brilhante Economista Márcio Pochmmann. Como funcionária aposentada do IBGE reconheço nele todas as características técnicas necessárias assumir sua Presidência.
    Angela Maria Puppim Buzanovsky
    angelapuppim65@gmail.com

  8. Minha solidariedade ao Prof Márcio Pochmann. Todos conhecemos os interesses dos donos dessa grande mídia, apoiadora de golpes de estado e do neoliberalismo.

  9. Eu apoio o economista e professor @marciopochemannparaoibge para assumir o Ibge. Basta as ingerências e os cabides de empregos , que Guedes e Bozo fizeram ao indicar uma parente, e uns puxa sacos (os atuais que se encontram nas chefias) fizeram para concretizar as políticas de precarização da metodologia que vinham sendo usadas pelo órgão, desde o primeiro senso.

  10. Estamos juntos contra os ataque ao qualificado economista, pesquisador, professor, escritor Márcio Pochmann.

  11. Absurda essa campanha da globo contra o Márcio Pochmann. Eles querem voltar aos tempos da lava jato, quando manipulavam as informações livremente.

  12. Márcio Pochmann tem dado enorme contribuição na universidade e na gestão pública deste país.

  13. Meu apoio em defesa do Prof. Márcio Pochmann.
    Prof. Altamente qualificado com grande contribuição à academia e ao serviço público brasileiro.
    Perfeitamente qualificado teórica, profissional e ética para assumir a presidência do IBGE

  14. Não existe neutralidade. Márcio Pochamann, é um ótimo acadêmico, técnico, político e ético. Questionar o caráter de Márcio Pochmann é uma atitude desqualificada e com interesses partidários.

  15. Márcio Pochmann irá contribuir muito fortemente com a realização das diretrizes básicas do governo Lula ….um dos mais respeitáveis economistas do Brasil……dezenas de livros publicados…..um grande brasileiro.

  16. Tem que dar os nomes dessas supostas mídias e pessoas que difamam e caluniaram a pessoa do Dr. Marcio.

  17. Admiro muito o Porchman, em todos eventos no SengeMG que esteve presente, mostrou sua capacidade intelectual e grande visão técnica.

  18. Marcio Pochmann é um dos grandes economistas do país, foi sempre ético e bem posicionado, merece toda a nossa solidariedade!

  19. Tem todo o meu apoio. Esses ataques visam desqualificar aqueles que se posicionam contra o neo liberalismo.

  20. Excelente professor, pesquisador com uma produção intelectual vasta e com grande capacidade de articulação nacional e internacional. Vai revolucionar o IBGE assim como fez no IPEA. Boa Sorte grande professor Márcio Pochmann. O Brasil agradece !!
    Prof. Dr. Celso Torres – IFAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Nota Técnica - A Relevância do Censo Demográfico

O Censo Demográfico, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, se constitui em uma importante ferramenta de apoio para a definição de inúmeras políticas públicas elaboradas nos âmbitos federal, estaduais e municipais, assim como para a tomada de decisão de numerosos investimentos e projetos realizados no âmbito […]

Você pode gostar de ler: