Webnários

O Pensamento de Celso Furtado e o Consórcio Nordeste

O Pensamento de Celso Furtado e o Consórcio Nordeste

A Associação de Economistas pela Democracia (ABED) promoverá em seus canais no YouTube e Facebook a Mesa de Debate intitulada O Pensamento ...
de Celso Furtado e o Consórcio do Nordeste, com apresentações dos economistas Rui Costa, governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, e Adroaldo Quintela, que representará o Círculo de Desenvolvimento do Nordeste. O evento integra o ciclo comemorativo do centenário de Celso Furtado.

A obra do economista paraibano Celso Furtado permanece como sendo a mais importante reflexão sobre as causas do atraso do Nordeste, comparativamente às regiões mais industrializadas do Brasil. Nos relatórios da Operação Nordeste e do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do Nordeste (GTDN), elaborados nos anos cinquenta por Furtado, pela primeira vez se propôs um diagnóstico abrangente sobre as causas da estagnação da economia do Nordeste e da pobreza de sua população, ao tempo em que foram apresentados os eixos de atuação para sua transformação estrutural. Para Furtado, somente a mobilização de recursos por meio do planejamento propiciaria a efetiva transformação do Nordeste, cujos excedentes econômicos eram tradicionalmente capturados pelas elites conservadoras.

O debate sobre a atualidade do pensamento de Celso Furtado para o desenvolvimento do Nordeste ganha destaque no ciclo comemorativo do seu centenário. Não foi por acaso que Celso Furtado foi nomeado como patrono do Consórcio Nordeste, iniciativa que vem sendo considerada por muitos especialistas como sendo a principal construção política capaz de promover uma mobilização das forças progressistas em prol do desenvolvimento econômico e social do Nordeste.

Durante o evento, deverão ser abordados temas como o impacto da pandemia do Covid-19 sobre a economia do Nordeste, a herança do pensamento de Furtado para o planejamento do desenvolvimento regional, o surgimento e os desafios do Consórcio Nordeste e o papel da indústria e da Ciência & Tecnologia no desenvolvimento regional.

A Mesa de Debate terá mediação de Ana Cláudia Arruda, da ABED-PE e professora da Universidade Católica de Pernambuco, e Ricardo Lacerda, da ABED-SE e professor da Universidade Federal de Sergipe.
A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) é uma entidade de direito civil que tem por finalidade defender o Estado Democrático de Direito, a soberania nacional e os princípios fundamentais da Constituição Republicana de 1988, pautando-se pelo respeito e promoção dos direitos humanos e justiça social, com especial atenção às questões que importam ao desenvolvimento e ao futuro do País.
[+] Show More