Nota- O desastre poderia ter sido evitado

ABED
0 0
Read Time:1 Minute, 3 Second

Os três últimos anos foram os piores desempenhos do programa Gestão de Riscos e de Desastres. Esta situação reflete a precarização das estruturas públicas existentes para satisfazer as necessidades do enfrentamento as situações de risco e o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

No caso de Pernambuco existe um agravante, ressaltado pelo colunista do UOL Carlos Madeiro em 07.06.2022: “após uma auditoria em 2020, o Tribunal de Contas da União (TCU) alertou o governo federal que o atraso no repasse de verbas ao projeto de contenção de encostas no Recife deixaria milhares de pessoas vivendo em áreas de alto risco. Naquela época, as obras já se arrastavam por oito anos. O cronograma dos trabalhos havia sido estipulado em 2012, quando um termo de compromisso foi assinado entre a prefeitura do Recife e o então Ministério das Cidades (hoje MDR, Ministério do Desenvolvimento Regional).”

Isso mostra que o desastre recente não tem só causas naturais, mas decorre do desmonte progressivo de estruturas e políticas que poderiam salvar vidas humanas. Como no caso das mortes por Covid no país, o desastre poderia ter sido evitado, e existem gestores e políticas de desmonte a serem responsabilizados.

Coordenação Executiva Nacional da ABED. Em, 8 de junho de 2022.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Governo federal ataca financiamento da educação básica, por Christian Lindberg*

O ICMS é o principal imposto arrecadado pelos Estados. A proposta do Governo Federal de limitar este tributo a 17%, para tentar reduzir o preço dos combustíveis, trará impactos direto nos recursos destinados à educação. Segundo o COMSEFAZ, a redução pode chegar a 85 bilhões de reais por ano na arrecadação dos estados. Sergipe, […]

Você pode gostar de ler: