Planejamento Governamental para Céticos

ABED
0 0
Read Time:2 Minute, 32 Second

Na atual quadra de desenvolvimento nacional, o Brasil
encontra-se diante de escolhas irreconciliáveis. Ou
se submete aos processos de moralização arcaica dos
costumes, valores antidemocráticos e criminalização da
política e dos movimentos sociais, ou se levanta e luta. Ou
adota o caminho da mediocridade e da subalternidade
(econômica, política e social; mas também intelectual,
moral e cultural), ou se reinventa como nação para
reescrever o seu próprio destino histórico

José Celso Cardoso Jr. apresenta Planejamento Governamental para Céticos: Evidências Históricas e Teóricas no Brasil:

“Este livro está composto por capítulos escritos e reescritos ao longo dos últimos cinco anos de pesquisa aplicada, assessoramento governamental e capacitação de servidores em temas do Estado brasileiro, suas organizações, instituições e o planejamento governamental em curso no Brasil.

Porquanto cada capítulo traga, individualmente, histórias próprias e contextos específicos, vistos em conjunto eles representam mais um esforço coletivo no sentido de mostrar os limites, mas também os alcances possíveis e necessários da função-planejamento em âmbito governamental.

Se, por um lado, é certo dizer que o grau de maturidade institucional brasileira neste campo está ainda muito distante do mínimo possível e necessário, com vistas a um desempenho setorial e agregado mais condizente com a realidade nacional, por outro, é igualmente correto afirmar que o planejamento governamental existe e funciona!

Tal afirmação pode parecer temerária à primeira vista, mas o fato é que, quando se pesquisa adequadamente o tema, verifica-se correlação positiva entre iniciativas semiestruturadas de planejamento e resultados setoriais e agregados em termos de entregas de bens e serviços públicos e mesmo em termos de alguns indicadores clássicos de efetividade, como crescimento econômico, bem-estar social etc…

Daí o otimismo e a positividade do título deste livro, uma aposta – como o próprio planejamento o é – no sentido de provocar o debate público sobre assunto tão controverso, aguçando para tanto o famoso “benefício da dúvida” entre os céticos, dentre os quais se destacam os próprios governantes, os dirigentes públicos e privados, os servidores públicos, acadêmicos e imensos setores da sociedade civil.

Considerando, sobretudo, o momento situacional terrível pelo qual passa o Brasil nessa quadra histórica de desânimo pessoal e desencantamento geral da nação, tornase obrigação ética e moral de todos aqueles que ainda não desistiram de pensar e de lutar pelo desenvolvimento brasileiro, manter a mente sã e o corpo saudável, a esperança no ser humano e nas ações coletivas que ele é capaz de engendrar, única forma – ao fim e ao cabo – de promovermos algum tipo de superação positiva da crise que assola o país.

Isto posto, meu mais profundo agradecimento aos colegas partícipes desse e demais projetos e livros que já organizei ou escrevi sobre temas tão intrincados, certo de que isso tudo não apenas não terá sido em vão, como servirá no futuro de alicerce para a reconstrução nacional.”

Serviço

Planejamento Governamental para Céticos: Evidências Históricas e Teóricas no Brasil

José Celso Cardoso Jr.

São Paulo: Editora Quanta, 2020

ISBN: 978-65-990864-0-3

448 p.

Para baixar o livro, clique em Planejamento Governamental para Céticos: Evidências Históricas e Teóricas no Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Adhemar S. Mineiro: Bolsonaro na Rússia

Por Adhemar S. Mineiro * O grande evento na mídia dos EUA e da Europa desde o final do ano passado é a possibilidade de um “aquecimento” do conflito entre Rússia e Ucrânia, com uma eventual invasão da Ucrânia por tropas russas. O conflito se estende desde que um governo […]

Você pode gostar de ler: