Já nos esquecemos da Covid-19?

ABED 2
0 0
Read Time:2 Minute, 54 Second

Lançamento da Editora UFABC, organizado por Gabriel Rossini, companheiro da ABED-SP, disponível gratuitamente, busca marcar a posição da ciência, em seus variados olhares, para o que deveríamos ter aprendido e ainda devemos aprender sobre nós mesmos e sobre a sociedade que criamos e recriamos todos os dias

Por César Locatelli

“Três de cada quatro mortes por Covid-19 no Brasil poderiam

não ter ocorrido, considerada a média mundial,

se o Brasil tivesse cumprido os protocolos científicos no combate à pandemia e

não fosse governado por um negacionista”

“Ou seja, quando [o Brasil atingiu] 500 mil mortes,

isso quer dizer que 375 mil poderiam ter sido evitadas ”

(Natalia Pasternak)

A obra COVID-19 : economia, sociedade, política e território, organizada pelo professor Gabriel A. A. Rossini, nos convida a viajar por 14 artigos que, mais do que focar nos diferentes aspectos da catástrofe sanitária, revelam a sociedade que criamos e recriamos todos os dias. Para que não nos contentemos em aprender como as coisas têm passado, mas querendo saber por que razão elas têm passado de tal maneira e não de outra, como nos fez ver Georgi Plekhanov.

No artigo Crise de Identidade da Indústria Brasileira: evidências durante a pandemia, Cristina Reis agrega ampla variedade de dados para demonstrar a crise estrutural da indústria brasileira e aponta “o apoio indecoroso” dos líderes industriais ao governo Bolsonaro, interessados em “proteger seu poder de barganha perante os trabalhadores”. Afirma ela:

“Afinal, a improbidade técnica e administrativa do governo federal implicou insuficientes, muitas vezes equivocadas, medidas sanitárias e econômicas. Portanto, o governo brasileiro e os grupos de interesse que o sustentam foram coniventes e/ou responsáveis pela contração da economia brasileira, a ampliação do desemprego e a precarização das relações de trabalho, o aprofundamento de desigualdades sociais e o sofrimento imensurável de mais de 14,5 milhões de brasileiros contaminados e 400 mil óbitos até abril de 2021 (…)”

Após ampla análise sobre a saúde publica e privada no Brasil, as professoras Maria Luiza Levi e Ursula Dias Peres, que assinam O SUS e o acesso privado à saúde: dois modelos em disputa, concluem que:

“A profunda reforma social representada pelo SUS criou um modelo de acesso universal à saúde compatível com a realidade brasileira, concebido para ser financiado com recursos públicos e organizado pelo Estado de acordo com o interesse do conjunto da sociedade. O aprofundamento radical de suas estratégias é não apenas desejável; trata-se do único caminho viável para a organização do acesso à saúde no Brasil. Sua concretização depende de financiamento compatível e legitimidade social.”

O recém-lançado livro é uma celebração “ao papel da ciência, do rigor dos requisitos acadêmicos e do engajamento na defesa do ensino, da pesquisa e da extensão públicos e de qualidade”. Assim se expressa Márcio Pochmann, no posfácio.

Há esperança de que possam surgir um novo modo de vida e novo projeto político? Para responder a essa pergunta Gabriel Rossini convoca seu professor e amigo Vito Letizia: “Sempre há. O que não há é solução miraculosa, sem conflito com os beneficiários do status quo e sem custos para a sociedade em geral. […]. Não enfrentar o desafio, porém, também tem seus custos, que vêm da acumulação de contradições sociais sempre crescentes. A história dirá quais custos são realmente insuportáveis.”

Serviço

Título: COVID-19 : economia, sociedade, política e território

Organizador: Gabriel A. A. Rossini

Editora : EdUFABC

Ano: 2022

Para baixar gratuitamente: https://editora.ufabc.edu.br/downloads/download/5-livros-em-pdf/50-covid-19

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 thoughts on “Já nos esquecemos da Covid-19?

  1. […] *”Já nos esquecemos da Covid-19?” é o título da resenha do jornalista e economista César Locatelli apresentando o livro Covid-19: economia, sociedade, política e território, (2022) organizado pelo professor e pesquisador do Observatório das Metrópoles de SP, Gabriel A. A. Rossini. Uma obra de referência desenvolvida em 14 artigos que, mais do que focarem em diferentes aspectos da catástrofe sanitária, revelam “a sociedade que criamos e recriamos todos os dias. Para que não nos contentemos em aprender como as coisas têm passado, mas querendo saber por que razão elas têm passado de tal maneira e não de outra, como nos fez ver Georgi Plekhanov”, escreve Locatelli. […]

  2. […] *”Já nos esquecemos da Covid-19?” é o título da resenha do jornalista e economista César Locatelli apresentando o livro Covid-19: economia, sociedade, política e território, (2022) organizado pelo professor e pesquisador do Observatório das Metrópoles de SP, Gabriel A. A. Rossini. Uma obra de referência desenvolvida em 14 artigos que, mais do que focarem em diferentes aspectos da catástrofe sanitária, revelam “a sociedade que criamos e recriamos todos os dias. Para que não nos contentemos em aprender como as coisas têm passado, mas querendo saber por que razão elas têm passado de tal maneira e não de outra, como nos fez ver Georgi Plekhanov”, escreve Locatelli. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Exploração do sal gema pela Braskem em Maceió (AL) causou tragédia sócio-ambiental de proporções alarmantes

Bairro Pinheiro- Maceió O professor Cid Olival, da Universidade Federal de Alagoas, explica, em vídeo produzido pela Sociedade de Economia Política, o que está ocorrendo na capital alagoana desde que o colapso do solo em 2018 afetou vários bairros e continua a atingir dezenas de milhares de pessoas.

Você pode gostar de ler: