Banco dos BRICS pode aceitar cinco novos membros

ABED
0 0
Read Time:1 Minute, 32 Second

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) quer um sistema financeiro internacional mais multipolar, diz a chefe da instituição

O NBD está atualmente avaliando pedidos de adesão de quase 15 países, disse a chefe do emprestador multinacional Dilma Rousseff na terça-feira (22) em entrevista ao Financial Times.

Dilma Rousseff, ex-presidente brasileira que atualmente dirige o banco com sede em Xangai, disse que, provavelmente, serão admitidos quatro ou cinco novos membros, mas recusou-se a identificar os países.

O banco dos BRICS, de acordo com ela, entende a diversificação da sua representação geográfica como uma de suas principais prioridades atuais.

“Esperamos emprestar entre US$ 8 bilhões e US$ 10 bilhões este ano”, disse ela ao Financial Times. “O nosso objetivo é chegar a cerca de 30% de tudo o que emprestamos… em moeda local.”

Ela acrescentou que o NBD está planejando começar a emprestar nas moedas sul-africana e brasileira, em uma tentativa de reduzir ainda mais a dependência do dólar norte-americano, já que é objetivo do banco promover ativamente um sistema financeiro internacional mais multipolar.

Segundo Dilma Rousseff, a instituição internacional vai emitir dívida em rands para empréstimos na África do Sul e fazer “a mesma coisa no Brasil com o real”.

“Vamos tentar fazer um swap cambial ou emitir dívida. E também em rúpias”, disse ela, acrescentando que o banco já empresta em renminbi.

O grupo BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, lançou o NBD em 2014 com o objetivo de fornecer financiamento para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

O banco abriu formalmente para negócios em 2015, e Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai aderiram posteriormente. O NBD foi fundado como uma alternativa às instituições financeiras dominadas pelos Estados Unidos, como o FMI e o Banco Mundial.

Publicado originalmente por RT | Tradução por César Locatelli.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Torções do processo de acumulação

Está disponível o novo número da Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política Apresentação pelo Comitê Editorial da revista “Se alguma coisa há que marca de modo indelével estas primeiras décadas do século XXI é a velocidade das mudanças que vão acontecendo no chamado mundo do trabalho. Não são poucos […]

Você pode gostar de ler: