Locatelli analisa se as projeções e cenários do Copom são consistentes com a realidade posteriormente verificada

ABED
0 0
Read Time:1 Minute, 13 Second

Em artigo publicado na revista Pesquisa & Debate, do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP, César Locateli analisa a consistência das projeções e cenários elaborados Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil.

*Fragilidades das previsões do Focus e do Copom*

As projeções e cenários utilizados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil são consistentes com a realidade posteriormente verificada? 

Os subsídios colocados à disposição do Comitê através da pesquisa de expectativas com membros do mercado e compiladas no Relatório de Mercado Focus agregam novas e úteis informações para a tomada de decisões de política monetária?

São essas as questões que se procurou avaliar através da análise de 34 atas das reuniões do Copom, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2023. 

As frágeis previsões formuladas pelo relatório Focus e pelo Copom evidenciam que as decisões sobre a taxa básica de juros são tomadas em estado de cabal incerteza. 

A disjuntiva que se apresenta é encontrar métodos mais eficientes de construção de cenários ou aceitar-se o caráter eminentemente político da decisão da taxa de juros básica da economia.

A publicação pode ser acessada no link a seguir https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/62674

* César Locatelli é mestre em economia política pela PUC-SP, jornalista independente e coordenador para São Paulo da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Austeridade econômica pavimenta o caminho para o fascismo. Entrevista com Clara Mattei

A professora e escritora Clara Mattei é objetiva: já no título de seu mais recente livro ela fala da conexão direta entre austeridade econômica e o fascismo. Em The Capital Order: How Economists Invented Austerity and Paved the Way to Fascism (ainda sem título em português – em tradução livre: “A ordem do capital: […]

Você pode gostar de ler: