Brasil e EUA articulam parceria para transição energética a partir de reservas brasileiras
30 de setembro de 2024
imagem: Photo / Issei Kato
texto: Sputnik Brasil
O solo brasileiro tem tudo o que é preciso para transição energética, visto que possui reservas de todos os chamados minerais críticos, essenciais para a produção de baterias para carros elétricos, turbinas eólicas e painéis solares.
"Temos condições de oferecer todos os minerais críticos que o mundo precisa, sem exceção. Temos pelo menos um depósito de cada um desses minerais", disse Valdir Silveira, diretor de geologia e recursos minerais da SGB.
O fato de ter geração de energia elétrica majoritariamente de fontes renováveis ??reforça a pretensão do Brasil de ser mais do que um fornecedor de matéria-prima, e talvez mais do que isso, um processador dessas matérias primas e fabricante de bens, mas para que tal indústria se aqueça, é necessário muitos investimentos.
"Essa temática de minerais críticos ganhou outra proporção com a discussão da transição energética no pós-pandemia — afirma Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil). O CEO acrescentou que "seria uma relação ganha-ganha" que proporcionaria "ganhos potenciais para a indústria extrativa e para a indústria de beneficiamento e de produção de maior valor agregado no Brasil".
publicação original:

Quem são os brasileiros que alimentam as IAs
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Quem são os brasileiros que alimentam as IAs
Saiba mais
“O único país com condições de negociar com os EUA é a China”, diz economista
Clique aqui e confira mais detalhes sobre “O único país com condições de negociar com os EUA é a China”, diz economista
Saiba mais
Concurso na Economia Política da FPA
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Concurso na Economia Política da FPA
Saiba mais
Pesquisas mostram apoio à taxação de ricos e redirecionam debate político
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Pesquisas mostram apoio à taxação de ricos e redirecionam debate político
Saiba maisDeixe seu comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo