Banda larga 10G é inaugurada na China
3 de junho de 2025
imagem: Uruatapera.com
texto: Daniel Leite Teixeira
Em parceria com a Huawei, a estatal China Unicom lançou a primeira rede 10G do mundo, em Sunan, na China. O salto na infraestrutura de rede promete trazer um enorme avanço não apenas tecnológico, mas também transformar diversas outras áreas como agricultura, saúde e educação.
A Huawei foi fundada em 1987 em Shenzhen, e tornou-se um dos líderes de mercado em aparelhos de conexão, como switches e roteadores, e com o passar dos anos especializou-se também em 5G e banda larga.
Em abril deste ano, o governo chinês inaugurou a rede 10G como parte de um grande projeto que tem o intuito de criar uma megacidade futurista, sendo um modelo de soluções avançadas de infraestrutura, com foco e suporte à outras tecnologias de ponta, como realidade virtual, realidade aumentada, tráfego em tempo real e demais velocidades de transmissão de baixa latência.
Com taxas de download na casa de 9.834Mbps, upload de 1.008 Mbps e uma latência de 3 milissegundos, a rede 10G chinesa é a rede comercial de banda larga mais veloz do mundo.
Segundo os planos anunciados pelo governo chinês, as próximas etapas do projeto englobam a expansão da rede para outros grandes centros urbanos, como Pequim e Xangai, objetivando aumentar a integração digital entre as principais cidades do país, consequentemente trazendo melhorias a diversos setores e serviços como cirurgias remotas, carros autônomos e cidades inteligentes.
publicação original:
https://uruatapera.com/banda-larga-10g-e-inaugurada-na-china/

Controle de gastos ameaça projetos e meta de investimento em educação, aponta Inesc
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Controle de gastos ameaça projetos e meta de investimento em educação, aponta Inesc
Saiba mais
Professores da USP publicam livro sobre Celso Furtado
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Professores da USP publicam livro sobre Celso Furtado
Saiba mais
Flexibilização na importação de resíduos ameaça reciclagem e pode comprometer geração de empregos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Flexibilização na importação de resíduos ameaça reciclagem e pode comprometer geração de empregos
Saiba mais
Margem Oriental: nova aposta do Brasil na soberania marítima
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Margem Oriental: nova aposta do Brasil na soberania marítima
Saiba maisDeixe seu comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo