Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Defesa da Democracia, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Brasil

Associe-se

 

 

Professores da USP publicam livro sobre Celso Furtado

5 de maio de 2025

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/05/20210519_celso_furtado.png

Foto: Arquivo Nacional

texto:  Editora Autêntica

A vida e a obra de um dos grandes economistas brasileiros são analisadas no livro Celso Furtado – Trajetória, Pensamento e Método, dos professores da USP Alexandre de Freitas Barbosa e Alexandre Macchione Saes. A obra será lançada no dia 28, segunda-feira, às 18h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, em São Paulo). A publicação é da Editora Autêntica.

O livro percorre mais de 50 anos de produção intelectual e atuação pública do economista paraibano Celso Furtado (1920-2004), articulando sua biografia, sua obra e o contexto histórico em que ela foi produzida, como anuncia o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP – instituição que conserva o acervo de Furtado -, em texto sobre o livro divulgado no seu site. “A proposta dos autores é apresentar um panorama da trajetória de Furtado e, ao mesmo tempo, fornecer ferramentas para compreender seu método de análise ‘histórico-estrutural’, sem limitar a leitura ao campo da economia”, destaca o texto. “Com uma abordagem interdisciplinar e linguagem pedagógica, o livro revela os ‘vários Furtados’ que se entrelaçam ao longo do século 20: o servidor público, o economista da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), o formulador de políticas no governo federal, o intérprete do Brasil, o exilado intelectual, o crítico do capitalismo global e o interlocutor das novas gerações.”

 

Capa de livro com a foto de um homem com os dedos encostando no rosto e na testa.

Foto: Reprodução/Grupo Autêntica

Ainda de acordo com o texto do IEB, não há separação entre teoria e prática no pensamento de Celso Furtado. “Seu método partia da análise das estruturas econômicas e sociais — em constante transformação — para compreender os limites e as possibilidades de desenvolvimento da periferia do sistema capitalista. No Brasil, isso significava investigar as raízes históricas do subdesenvolvimento e propor caminhos de superação que envolviam o papel ativo do Estado e da cultura na construção de um projeto nacional e a participação da sociedade por meio das reformas de base.”

Os autores do livro são dois especialistas na obra e no pensamento de Celso Furtado. Alexandre de Freitas Barbosa é professor de História Econômica e Economia Brasileira do IEB. Alexandre Macchione Saes leciona História Econômica na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. Barbosa e Saes são organizadores do livro Celso Furtado e os 60 Anos de Formação Econômica do Brasil, lançado em 2021 pelas Edições Sesc.

Celso Furtado – Trajetória, Pensamento e Método, de Alexandre de Freitas Barbosa e Alexandre Macchione Saes, Editora Autêntica, 320 páginas, R$ 79,80 (impresso) e R$ 55,90 (e-book).

O livro será lançado no dia 28, às 18h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, em São Paulo). Entrada grátis.

 

publicação original:

https://jornal.usp.br/cultura/professores-da-usp-publicam-livro-sobre-celso-furtado/

 

 

  Veja Mais
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre encerrado em abril

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre encerrado em abril

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre encerrado em abril

Saiba mais 
“A meta de inflação de 3% é absurda”, diz Guido Mantega

“A meta de inflação de 3% é absurda”, diz Guido Mantega

Clique aqui e confira mais detalhes sobre “A meta de inflação de 3% é absurda”, diz Guido Mantega

Saiba mais 
Justiça dos EUA suspende tarifas impostas por Trump a outros países

Justiça dos EUA suspende tarifas impostas por Trump a outros países

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Justiça dos EUA suspende tarifas impostas por Trump a outros países

Saiba mais 
Ministra Vera Lúcia Santana sofre racismo em prédio de Brasília

Ministra Vera Lúcia Santana sofre racismo em prédio de Brasília

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Ministra Vera Lúcia Santana sofre racismo em prédio de Brasília

Saiba mais 
Exibindo de 5 a 8 resultados (total: 56)

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário