Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Defesa da Democracia, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Brasil

Associe-se

Carta Convite para capítulos do novo livro

 
 

 

Brasil decide ingressar na OPEP+, grupo que reúne os maiores produtores de petróleo do mundo

19 de fevereiro de 2025

https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/0c/05/37621273_0:160:3074:1889_1920x0_80_0_0_5b00e401abfeae4113fdd194c963e769.jpg

Foto: Divulgação Petrobras

texto: Sputnik Brasil

Grupo inclui todos os 13 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), além de outras dez nações que também são grandes produtoras do combustível.

O Ministério de Minas e Energia anunciou nesta terça-feira (18) que o Brasil decidiu aceitar o convite para integrar a OPEP+, o principal grupo de cooperação do setor de petróleo no mundo. O convite formal aconteceu ainda em 2023, mas somente neste ano foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Conforme o ministro Alexandre Silveira, a medida não gera nenhuma "obrigação vinculante ao Brasil", e o país vai participar do fórum de discussão sobre políticas mundiais do setor. Além disso, o governo federal também decidiu integrar a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) e a Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA, na sigla em inglês).

Ao justificar a adesão, o ministro também pontuou que o país não deve "ter vergonha de ser produtor de petróleo", além de ressaltar a necessidade de crescimento econômico e geração de emprego e renda no país.

Sétimo maior produtor de petróleo no mundo, o Brasil é responsável por cerca de 4% do volume global extraído, com uma média de 4,3 milhões de barris produzidos por dia, principalmente na área do pré-sal. O combustível ainda representa 13,3% das exportações brasileiras e supera até mesmo a soja.

Na última semana, a mídia brasileira chegou a informar que a entrada do Brasil na OPEP+ poderia ser adiada. Isso por conta de o país sediar neste ano em Belém a COP30, principal evento que discute as mudanças climáticas no mundo.

Exploração da Margem Equatorial pela Petrobras

Em meio aos estudos da Petrobras apontando que a produção de petróleo do pré-sal deve começar a cair já a partir de 2030, com o esgotamento total das reservas por volta de 2050, o governo voltou a ressaltar a importância de realizar pesquisas na região conhecida como Margem Equatorial, que fica a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas.
Durante visita à região Norte na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu a liberação das atividades na área pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
publicação original:
https://noticiabrasil.net.br/20250218/brasil-decide-ingressar-na-opep-anuncia-ministerio-de-minas-e-energia-38574198.html

 

  Veja Mais
Fiori: o ciclo que se fecha na Ucrânia

Fiori: o ciclo que se fecha na Ucrânia

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Fiori: o ciclo que se fecha na Ucrânia

Saiba mais 
A China aposta numa globalização peculiar

A China aposta numa globalização peculiar

Clique aqui e confira mais detalhes sobre A China aposta numa globalização peculiar

Saiba mais 
UFF revoga título honorífico de Jarbas Passarinho, signatário do AI-5

UFF revoga título honorífico de Jarbas Passarinho, signatário do AI-5

Clique aqui e confira mais detalhes sobre UFF revoga título honorífico de Jarbas Passarinho, signatário do AI-5

Saiba mais 
É a economia? E qual economia?

É a economia? E qual economia?

Clique aqui e confira mais detalhes sobre É a economia? E qual economia?

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 179)

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário