Nota de Repúdio
3 de fevereiro de 2025
imagem: ABED
A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) manifesta seu veemente repúdio às recentes ações do governo dos Estados Unidos, que, sob a liderança de Donald Trump, tem intensificado a repressão contra imigrantes, incluindo a possibilidade de detenção em Guantánamo.
Os imigrantes desempenham um papel essencial nas sociedades. Criminalizá-los e submetê-los a condições degradantes não apenas afronta os direitos humanos, mas também desperdiça um valioso potencial produtivo e de desenvolvimento econômico e cultural.
A proposta de encarcerar imigrantes em Guantánamo representa um retrocesso inaceitável. A base naval carrega um histórico sombrio de violações dos direitos humanos, e sua utilização para essa finalidade afronta princípios éticos e compromissos internacionais de justiça e dignidade.
Destacamos que essa medida prejudica as relações internacionais dos EUA, evidenciando a violação sistemática dos direitos humanos e comprometendo sua credibilidade global.
Defendemos o fim imediato da deportação e da detenção arbitrária de imigrantes . Somos pela adoção de políticas migratórias justas e humanitárias, conforme previsto na Agenda 2030, principalmente no Objetivo 10.7. A comunidade internacional e as organizações de direitos humanos devem reagir com firmeza, exigindo transparência, respeito à dignidade e garantias legais adequadas para todos os indivíduos.
Associação Brasileira de Economistas pela Democracia. Defesa da Democracia, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Brasil.
Leia aqui as notas da Abed.
A desvalorização do real e seus efeitos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre A desvalorização do real e seus efeitos
Saiba maisApesar da torcida contra, 2024 foi um ano melhor que 2023. E como será 2025?
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Apesar da torcida contra, 2024 foi um ano melhor que 2023. E como será 2025?
Saiba maisNota em Defesa da Democracia
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Nota em Defesa da Democracia
Saiba maisDemocracia não se negocia: nota da Abed pelo 8/1
Convidamos associados e associadas e a sociedade em geral a participar deste ato de reafirmação da democracia
Saiba maisDeixe seu comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo