ABED em 2024 e desafios para 2025: consolidando a democracia e o desenvolvimento econômico no Brasil
19 de dezembro de 2024
imagem: ABED
A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) fechou 2024 com avanços importantes, ampliando sua atuação nacional e promovendo debates essenciais sobre economia, justiça social e democracia. Para 2025, o foco está nos desafios globais e nacionais:
Cenário Internacional: A ABED condena as guerras em curso e reforça a importância de discutir o papel do Brasil em um mundo em transformação, com destaque para o G20, BRICS+ e a COP 30, que será sediada em Belém.
Economia e Justiça Social: Defesa de uma tributação mais justa, revisão das desigualdades estruturais e valorização dos direitos sociais e trabalhistas.
Política e Democracia: Compromisso com a transparência, combate à desinformação e fortalecimento das instituições democráticas, especialmente em um contexto de polarização política e desafios climáticos.
Clima e Sustentabilidade: A ABED assume papel ativo nos debates climáticos, incluindo o impacto da agropecuária e o uso sustentável da terra, alinhando-se às discussões globais que ocorrerão na COP 30.
2025 será um ano de ação intensa. A ABED continuará defendendo a democracia e a justiça social, conectando economistas e sociedade para construir um Brasil mais justo e sustentável.
Leia o documento na íntegra:
E o nosso documento de final de ano clique aqui

Margem Oriental: nova aposta do Brasil na soberania marítima
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Margem Oriental: nova aposta do Brasil na soberania marítima
Saiba mais
Quem são os brasileiros que alimentam as IAs
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Quem são os brasileiros que alimentam as IAs
Saiba mais
“O único país com condições de negociar com os EUA é a China”, diz economista
Clique aqui e confira mais detalhes sobre “O único país com condições de negociar com os EUA é a China”, diz economista
Saiba mais
Concurso na Economia Política da FPA
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Concurso na Economia Política da FPA
Saiba maisDeixe seu comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo