Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Defesa da Democracia, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Brasil

Associe-se

Carta Convite para capítulos do novo livro

 
 

 

BNDES e Cepal criam Escola de Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares

28 de novembro de 2024

imagem: Fernando Frazão / Agência Brasil

texto: Agência Gov | Via BNDES

 

Escola promoverá estudos de grandes temas do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Edital para primeiras inscrições será lançado em março de 2025.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas (Cepal/ONU) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) assinaram, na última semana, programa executivo de cooperação para o desenvolvimento das economias brasileira e latino-americanas e do Caribe no Século 21. A assinatura contou com a presença do presidente do Banco, Aloizio Mercadante, do secretário-executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs, e do diretor da ABC, embaixador Ruy Ferreira.

Como um dos resultados concretos dessa parceria, será lançada a “Escola de Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares”, em homenagem à renomada economista. A professora dedicou sua carreira à pesquisa dos temas ligados ao capitalismo tardio e ao subdesenvolvimento socioeconômico no Brasil e nos demais países da América Latina. O lançamento da Escola acontece no âmbito do plano de trabalho firmado entre o BNDES e a Cepal.

O edital com abertura das primeiras inscrições para a Escola deve ser lançado em março de 2025 e o curso contará com aulas presenciais no Rio de Janeiro e em Santiago, no Chile, além de um período virtual.

A Escola vai promover estudos e seminários, abordando grandes temas do desenvolvimento econômico, social e ambiental, com objetivo de elaboração de artigos científicos que comporão uma publicação contendo os principais desafios e oportunidades para a elaboração e execução de políticas públicas nos países latino-americanos no século XXI.

“O lançamento da Escola representa mais um passo na retomada de uma parceria entre BNDES e Cepal, que já tem 70 anos de história. Além disso, recupera o objetivo de compreender em maior profundidade o processo de desenvolvimento da economia brasileira e debater os novos desafios dos tempos atuais, como modelo de desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental, neoindustrialização, transição ecológica e transformação digital”, explica Mercadante.

“A superação da terceira armadilha do desenvolvimento, das baixas capacidades institucionais e de governança, é essencial para impulsionar as transformações indispensáveis ao desenvolvimento sustentável. Este acordo CEPAL-BNDES-ABC reforça nosso compromisso em fortalecer as capacidades técnicas, operativas, políticas e prospectivas do Estado, capacitando atores-chave e promovendo soluções efetivas para nossa região”, afirma o secretário executivo da CEPAL.

Para o diretor da ABC, Ruy Ferreira, BNDES e a CEPAL ingressam na tarefa de repensar as economias e as opções de desenvolvimento não apenas do Brasil, mas também da América Latina e do Caribe. “A inserção internacional do Brasil aumentou significativamente nesses 70 anos, com uma presença cada vez mais forte nessa área geográfica. E a questão central permanece a mesma: como avançar no processo de desenvolvimento econômico de forma sustentável, inovadora e com capacidade financeira? No caso do Brasil, essa capacidade financeira e outros elementos necessários estão muito presentes no próprio BNDES, o que torna essa parceria ainda mais relevante.”

Quem foi Maria da Conceição Tavares

Nascida em 1930 em Anadia, no distrito de Aveiro, em Portugal, ela migrou para o Brasil em meio à ditadura salazarista, em 1954, estabelecendo-se no Rio de Janeiro. Naturalizou-se brasileira em 1957 e, em terras brasileiras, desenvolveu uma extensa carreira como economista, sendo influenciada pelo pensamento de Celso Furtado, Caio Prado Jr. e Ignácio Rangel. 

Maria da Conceição chegou a participar da elaboração do plano de metas do governo Juscelino Kubitschek e se destacou nos estudos sobre substituição das importações, tendo trabalhado na Cepal.

Publicou centenas de artigos e dezenas de livros, dentre os quais textos clássicos e considerados obrigatórios nos cursos de economia, como o famoso Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil - Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro, obra publicada em 1972. Ganhou o Prêmio Jabuti 1998, na categoria economia.

Maria da Conceição chegou a ser presa por agentes da ditadura, por 48 horas, em 1974. Sempre buscou se posicionar, distanciando-se da neutralidade. Foi uma das principais conselheiras econômicas do PMDB no período pré-redemocratização, sob a liderança de Ulysses Guimarães. Após a morte deste, filiou-se ao PT, partido pelo qual se elegeu deputada federal (1995-1999). Por ocasião de sua morte, em 8 de junho deste ano, aos 94 anos, o presidente Lula observou em nota: "Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social".

 

publicação original:

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202411/bndes-e-cepal-criam-escola-de-desenvolvimento-maria-da-conceicao-tavares

  Veja Mais
Inflação acelera para todas as faixas de renda em setembro

Inflação acelera para todas as faixas de renda em setembro

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Inflação acelera para todas as faixas de renda em setembro

Saiba mais 
Pacote de revisão de gastos do governo federal deve atingir benefícios sociais

Pacote de revisão de gastos do governo federal deve atingir benefícios sociais

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Pacote de revisão de gastos do governo federal deve atingir benefícios sociais

Saiba mais 
Força de trabalho brasileira atinge 109,4 milhões de pessoas e população ocupada chega a 101,8 milhões

Força de trabalho brasileira atinge 109,4 milhões de pessoas e população ocupada chega a 101,8 milhões

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Força de trabalho brasileira atinge 109,4 milhões de pessoas e população ocupada chega a 101,8 milhões

Saiba mais 
Na volta aos trabalhos, Senado terá sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para a presidência do Banco Central

Na volta aos trabalhos, Senado terá sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para a presidência do Banco Central

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Na volta aos trabalhos, Senado terá sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para a presidência do Banco Central

Saiba mais 
Exibindo de 9 a 12 resultados (total: 28)

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário