Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Defesa da Democracia, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Brasil

Associe-se

Carta Convite para capítulos do novo livro

 
 

 

Copom eleva juros básicos da economia para 11,25% ao ano e lança alerta sobre questão fiscal

7 de novembro de 2024

https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/33/93/339306_0:130:1772:1127_1280x0_80_0_0_47017daee67aae0e14ac3e030f2d613a.jpg

imagem: Marcos Santos / USP imagens

texto: Notícias Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou, por unanimidade, nesta quarta-feira (6) a taxa Selic, os juros básicos da economia, que passou de 10,75% para 11,25% ao ano.
 
O aumento foi de 0,5 ponto percentual (p.p.). Entre agosto do ano passado e maio deste ano, a taxa teve seis cortes de 0,5 p.p. e um corte de 0,25 p.p. Em junho e julho, a taxa se manteve em 10,5% ao ano, e a partir de setembro começou a aumentar.
 

 

"O Comitê reafirma que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida, com a apresentação e execução de medidas estruturais para o orçamento fiscal, contribuirá para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária", divulgou o Copom sobre a decisão.

 


 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, que será divulgado nesta sexta-feira (8), acumula alta de 4,42% em 12 meses.
O Copom prevê que o IPCA chegará a 4,6% em 2024, acima do teto da meta de 3% fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com margem de tolerância de 1,5 p.p. O IPCA, portanto, não pode superar 4,5% nem ficar abaixo de 1,5% neste ano.
Para 2025, a autoridade monetária prevê 3,9%. No acumulado em 12 meses no fim do primeiro trimestre em 2026, a estimativa é de 3,6%.
No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária havia elevado para 4,31% a previsão do IPCA para 2024, mas a estimativa pode subir ainda mais devido à alta do dólar e ao impacto da seca prolongada sobre os preços. O próximo relatório será divulgado no fim de dezembro.
 
A Selic, Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo IPCA, a inflação oficial. Com o aumento da taxa, os juros dos créditos ficam mais caros, estimulando a poupança e desestimulando o consumo, mas também a produção, o que dificulta o crescimento econômico.
A projeção de crescimento da economia em 2024 pelo BC é de 3,2%. O número foi revisado após a previsão de crescimento de 3,1% do produto interno bruto (PIB) do país em 2024.
 
publicação original :
 
https://noticiabrasil.net.br/20241106/copom-eleva-juros-basicos-da-economia-para-1125-ao-ano-e-lanca-alerta-sobre-questao-fiscal-37251378.html

 

 
 
  Veja Mais
Inflação acelera para todas as faixas de renda em setembro

Inflação acelera para todas as faixas de renda em setembro

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Inflação acelera para todas as faixas de renda em setembro

Saiba mais 
Pacote de revisão de gastos do governo federal deve atingir benefícios sociais

Pacote de revisão de gastos do governo federal deve atingir benefícios sociais

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Pacote de revisão de gastos do governo federal deve atingir benefícios sociais

Saiba mais 
Força de trabalho brasileira atinge 109,4 milhões de pessoas e população ocupada chega a 101,8 milhões

Força de trabalho brasileira atinge 109,4 milhões de pessoas e população ocupada chega a 101,8 milhões

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Força de trabalho brasileira atinge 109,4 milhões de pessoas e população ocupada chega a 101,8 milhões

Saiba mais 
Na volta aos trabalhos, Senado terá sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para a presidência do Banco Central

Na volta aos trabalhos, Senado terá sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para a presidência do Banco Central

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Na volta aos trabalhos, Senado terá sabatina de Gabriel Galípolo, indicado para a presidência do Banco Central

Saiba mais 
Exibindo de 9 a 12 resultados (total: 28)

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário