Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Defesa da Democracia, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Brasil

Associe-se

Edital V AGO

Carta Convite para capítulos do novo livro

 
 

 

Copom eleva juros básicos da economia para 11,25% ao ano e lança alerta sobre questão fiscal

7 de novembro de 2024

https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/33/93/339306_0:130:1772:1127_1280x0_80_0_0_47017daee67aae0e14ac3e030f2d613a.jpg

imagem: Marcos Santos / USP imagens

texto: Notícias Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou, por unanimidade, nesta quarta-feira (6) a taxa Selic, os juros básicos da economia, que passou de 10,75% para 11,25% ao ano.
 
O aumento foi de 0,5 ponto percentual (p.p.). Entre agosto do ano passado e maio deste ano, a taxa teve seis cortes de 0,5 p.p. e um corte de 0,25 p.p. Em junho e julho, a taxa se manteve em 10,5% ao ano, e a partir de setembro começou a aumentar.
 

 

"O Comitê reafirma que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida, com a apresentação e execução de medidas estruturais para o orçamento fiscal, contribuirá para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária", divulgou o Copom sobre a decisão.

 


 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, que será divulgado nesta sexta-feira (8), acumula alta de 4,42% em 12 meses.
O Copom prevê que o IPCA chegará a 4,6% em 2024, acima do teto da meta de 3% fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com margem de tolerância de 1,5 p.p. O IPCA, portanto, não pode superar 4,5% nem ficar abaixo de 1,5% neste ano.
Para 2025, a autoridade monetária prevê 3,9%. No acumulado em 12 meses no fim do primeiro trimestre em 2026, a estimativa é de 3,6%.
No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de setembro pelo Banco Central, a autoridade monetária havia elevado para 4,31% a previsão do IPCA para 2024, mas a estimativa pode subir ainda mais devido à alta do dólar e ao impacto da seca prolongada sobre os preços. O próximo relatório será divulgado no fim de dezembro.
 
A Selic, Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo IPCA, a inflação oficial. Com o aumento da taxa, os juros dos créditos ficam mais caros, estimulando a poupança e desestimulando o consumo, mas também a produção, o que dificulta o crescimento econômico.
A projeção de crescimento da economia em 2024 pelo BC é de 3,2%. O número foi revisado após a previsão de crescimento de 3,1% do produto interno bruto (PIB) do país em 2024.
 
publicação original :
 
https://noticiabrasil.net.br/20241106/copom-eleva-juros-basicos-da-economia-para-1125-ao-ano-e-lanca-alerta-sobre-questao-fiscal-37251378.html

 

 
 
  Veja Mais
Expansão da matriz elétrica atinge 10,3 GW e deve quebrar recorde de crescimento anual, afirma Aneel

Expansão da matriz elétrica atinge 10,3 GW e deve quebrar recorde de crescimento anual, afirma Aneel

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Expansão da matriz elétrica atinge 10,3 GW e deve quebrar recorde de crescimento anual, afirma Aneel

Saiba mais 
BNDES e Cepal criam Escola de Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares

BNDES e Cepal criam Escola de Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares

Clique aqui e confira mais detalhes sobre BNDES e Cepal criam Escola de Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares

Saiba mais 
Projeto para acabar com jornada 6X1 mobiliza redes sociais e avança em apoios de parlamentares

Projeto para acabar com jornada 6X1 mobiliza redes sociais e avança em apoios de parlamentares

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Projeto para acabar com jornada 6X1 mobiliza redes sociais e avança em apoios de parlamentares

Saiba mais 
Câmara aprova texto-base de projeto que cria novas regras para emendas após pressão do STF

Câmara aprova texto-base de projeto que cria novas regras para emendas após pressão do STF

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Câmara aprova texto-base de projeto que cria novas regras para emendas após pressão do STF

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 26)

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário