Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Defesa da Democracia, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Brasil

Associe-se

Carta Convite para capítulos do novo livro

 
 

 

Beneméritos(as)

A Abed orgulha-se de reconhecer e homenagear economistas que, por sua trajetória e contribuição notável ao pensamento econômico e ao desenvolvimento brasileiro, receberam o título de sócios(as) beneméritos(as). Esta página é dedicada a essas personalidades, cujas atuações representam um legado significativo em defesa da democracia, da soberania nacional, da justiça social e do desenvolvimento sustentável. Aqui, celebramos suas histórias e suas contribuições, reafirmando nosso compromisso com os esses valores.

 

Nome Concedida Mini currículo
Carlos Lessa em vida Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa foi um professor e economista da Unicamp e da UFRJ e brasileiro filiado ao Partido Socialismo e Liberdade. Foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social durante o governo Lula e reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Celso Furtado In memorian Celso Monteiro Furtado foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Suas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia, com a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico de corte pré-keynesiano.
Ladislau Dowbor em vida Ladislas Dowbor, conhecido como Ladislau Dowbor (Banyuls-sur-Mer, França, 1941), é um economista brasileiro, de origem polonesa. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), formou-se em Economia Política na Universidade de Lausanne, na Suíça, onde obteve seu mestrado e doutorado em Ciências Econômicas (1976) na Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (atual Escola de Economia de Varsóvia; em polonês, Szkola Glówna Handlowa w Warszawie)
Leda Maria Paulani em vida Economista pela FEA-USP e formada em Comunicação Social pela ECA-USP. Possui Doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo - IPE/USP (1992). É livre-docente junto ao Departamento de Economia da FEA-USP (2004). É professora do Departamento de Economia e da Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP desde 1988. 
Lenina Pomeranz em vida Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1959) e doutorado em Planificação Econômica pelo Instituto Plejanov de Moscou de Planificação da Economia Nacional (1967). Atualmente é professor associado aposentado em exercício na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: russia, russia pos-sovietica, urss, paises pos socialistas e socialismo.
Luciano Coutinho  em vida Luciano Galvão Coutinho (Recife, setembro de 1946) é um economista brasileiro, professor pela Unicamp, PhD em Economia pela Universidade Cornell (EUA) e foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e também Ministro a Ciência e Tenologia.
Luiz Carlos Bresser Pereira em vida É um  economista, cientista político, cientista social, administrador de empresas e advogado brasileiro. Professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, desde 1959. Foi ministro da Fazenda do Brasil (1987) e e da da Administração e da Reforma do Estado. Foi também o criador do Plano Bresser, que reajustou as tarifas públicas defasadas e congelou salários, preços e o câmbio por 90 dias na expectativa de combater a inflação
Luiz  Gonzaga Belluzzo  em vida Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1965, e também estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ingressou no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, promovido pela CEPAL/ILPES e graduou-se em 1969. Foi professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas, onde doutorou-se em 1975 e tornou-se professor-titular em 1986. Entre 1974 e 1992, foi assessor econômico e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987), durante o governo de José Sarney.
Maria da Conceição Tavares em vida Maria da Conceição de Almeida Tavares (Anadia, 24 de abril de 1930 – Nova Friburgo, 8 de junho de 2024) foi uma economista, matemática, escritora luso-brasileira e professora da Unicamp e da UFRJ, ex Deputada Federal pelo PT do RJ e também considerada uma um dos maiores nomes brasileiros do pensamento econômico desenvolvimentista. A professora sempre defendeu que o Estado fosse responsável pelo desenvolvimento econômico do país.
Rosa Maria Marques  em vida Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996). Fez pós-doutorado na Faculte de Sciences Economiques da Université Pierre Mendes France de Grenoble e na Universidad de Buenos Aires. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Saturnino Braga em vida Roberto Saturnino Braga foi um engenheiro que  passou a trabalhar  no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), onde se especializou em engenharia econômica.Também estudou na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), onde foi aluno de Celso Furtado, e no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Como políltico foi deputado federal, prefeito, vereador da cidade do Rio de Janeiro e Senador da República
Wilson Cano. em vida Wilson Cano foi um economista e professor brasileiro pela Unicamp, notório por suas contribuições à pesquisa nas áreas de economia regional e urbana e ao estudo do desenvolvimento econômico brasileiro.Organizou e publicou 20 livros. Sua  obra "Raízes da concentração industrial em São Paulo" (1977) é a mais conhecida