Associação Brasileira de Economistas pela Democracia

Defesa da Democracia, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Brasil

Associe-se

Carta Convite para capítulos do novo livro

 
 

 

Dólar se tornou moeda perigosa e pouco confiável, afirma cofundador do banco do BRICS

3 de outubro de 2024

https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/03/08/33471351_0:23:800:473_1920x0_80_0_0_c60495b87b2a6bf991b4be428746ac51.jpg.webp

imagem: Reprodução/Site Paulo Nogueira Batista Jr.

texto: Flávia Villela e Angélica Fontella

 

O dólar se tornou uma moeda perigosa e pouco confiável, afirmou o cofundador e ex-vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do BRICS Paulo Nogueira Batista Jr., em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, nesta terça-feira (1º).
Ao destacar que, entre os integrantes do grupo, Brasil, Rússia, Índia e China estão entre as dez maiores economias do mundo em termos de paridade de poder de compra, ele defendeu que o banco precisa de uma moeda de reserva.
 

"O BRICS fala muito em desdolarização, mas é curioso notar que o Banco do BRICS, o Novo Banco de Desenvolvimento, ainda opera essencialmente com dólares. Se não me falha a memória, três quartos das operações do banco são em dólares, e não em moedas nacionais dos países-membros, como se planejava", ponderou.


 

Uma nova moeda de reserva, explicou, acabaria com as limitações e os riscos criados pelo sistema baseado no dólar norte-americano para pagamentos em moedas nacionais.

O economista esclareceu que as moedas nacionais e os bancos centrais dos membros do BRICS continuariam, mas uma reserva de valor seria criada para transações internacionais, a fim de que os países superavitários de moedas nacionais possam convertê-las em ativos estáveis de valor alternativos ao dólar.

 


"[…] O dólar se tornou uma moeda perigosa, pouco confiável, em face do uso que os americanos fazem do dólar como instrumento para sancionar países que eles consideram não amigáveis ou hostis", disse. "Primeiro tem o custo de transação, o uso ao dólar e, segundo, tem o risco político, que é derivado do uso da weaponization, da transformação do dólar e do sistema financeiro ocidental de pagamentos numa arma."


 

Ex-diretor-executivo pelo Brasil e mais dez países por oito anos no Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, ele contou que a partir de 2011, 2012, ficou evidente que não haveria progresso na reforma estrutural e na democratização do fundo nem do Banco Mundial.
 

BRICS sob a presidência do Brasil

Um dos fundadores do NBD, Batista Jr. defendeu que a próxima gestão do BRICS, que será liderada pelo Brasil a partir do ano que vem, deve aprofundar a proposta de desdolarização do sistema de pagamentos internacionais, defendida pela presidência atual do BRICS, a Rússia.
  Veja Mais
Os mitos do ‘milagre’ econômico de Milei

Os mitos do ‘milagre’ econômico de Milei

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Os mitos do ‘milagre’ econômico de Milei

Saiba mais 
Viciados em sofrimento

Viciados em sofrimento

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Viciados em sofrimento

Saiba mais 
O fim dos tempos?

O fim dos tempos?

Clique aqui e confira mais detalhes sobre O fim dos tempos?

Saiba mais 
Nova estatal aeroespacial Alada é criada para fortalecer defesa nacional

Nova estatal aeroespacial Alada é criada para fortalecer defesa nacional

Clique aqui e confira mais detalhes sobre Nova estatal aeroespacial Alada é criada para fortalecer defesa nacional

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 112)

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário